Receita infalível de pão sem glúten
Oie pessoas que assim como eu estão buscando ter uma vida livre de glúten, como vocês estão?
Fala se não é verdade que o maior desafio de ficar sem glúten é ter que deixar de lado um pãozinho de sal, ou pão francês (como vocês chamam?). Como o pão faz falta nessa busca por querer ficar sem glúten e infelizmente nem sempre os pães sem glúten do mercado são gostosos e baratos para conseguir inserir na rotina de alimentação diária.
Por isso, hoje quero compartilhar com vocês uma receita que encontrei e que é definitivamente maravilhosa. Para que possam testar em casa e se deliciar totalmente livre de culpa porque essa receita não tem glúten.
O que você vai precisar:
2 xícaras de farinha sem glúten (pode ser uma mistura pronta ou uma combinação de farinha de arroz, farinha de amêndoa, farinha de grão-de-bico e fécula de batata)
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar ou adoçante (opcional)
3 ovos
1/4 xícara de óleo vegetal ou azeite
1/2 xícara de leite sem lactose ou leite vegetal (como leite de amêndoa ou leite de arroz)
1 colher de chá de vinagre de maçã
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma de pão com óleo ou forre com papel manteiga.
Em uma tigela grande, misture a farinha sem glúten, o fermento em pó, o sal e o açúcar (se estiver usando). Em outra tigela, bata os ovos. Adicione o óleo vegetal, o leite sem lactose ou o leite vegetal e o vinagre de maçã. Misture bem.
Despeje os ingredientes líquidos na tigela com os ingredientes secos e mexa obtenha até uma massa caseira. A massa pode ser um pouco pegajosa.Despeje a massa na forma de pão preparado e nivele a superfície com uma espátula.Asse o pão no forno pré-aquecido por cerca de 45 a 50 minutos, ou até que fique dourado e um palito inserido no centro saia limpo.
Retire o pão do forno e deixe-o ficar na forma por alguns minutos. Em seguida, transfira-o para um grau de resfriamento e deixe-o completamente antes de fatiar.
Essa é apenas uma receita básica de pão sem glúten. Você também pode adicionar ingredientes extras, como sementes, frutas secas ou ervas, para dar mais sabor ao pão. Lembre-se de ajustar as provisões de líquidos e farinha, se necessário, para obter a consistência da massa desejada.
Testem essa receita e me contem aqui nos comentários se vocês gostaram para trocarmos ideias.
Se você quiser ter acesso a centenas de receitas fáceis assim como essa para substituir algumas refeições no seu dia a dia com sabor e que sejam acessíveis, esse ebook tem me ajudado bastante e pode ser seu aliado nessa jornada também.
O que vocês querem ver por aqui? Comentem nos comentários
Até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário